Rua Nestor Victor, 160
Aguá Verde - Curitiba

A melhor cor para cada tipo de ambiente e decoração

Pensando em te ajudar a escolher a melhor cor para cada tipo de ambiente e decoração da sua casa é que escrevemos esse artigo.

Nele você vai encontrar:

  • Regra 60-30-10
  • Círculo cromático
  • Leis de harmonização
  • Significado das cores
  • Indicações bibliográficas sobre a utilização das cores

Você sabia que uma harmonização correta de cores pode agregar vida, leveza e equilíbrio ao seu espaço? É possível até mesmo comunicar a personalidade do cliente e amenizar o nível de estresse apenas com a escolha apropriada de cor.

Ao decorar uma casa ou ambiente nos vemos em meio a uma infinidade de formas, objetos e nuances; as inúmeras opções trazem uma dose extra de dificuldade, tudo deve ser levado em consideração durante o processo decorativo para que o ambiente, além de bonito, torne-se acolhedor e funcional.

Para auxiliar na escolha da melhor cor para cada espaço algumas técnicas podem ser utilizadas.

1 – A melhor cor para cada tipo de ambiente e decoração – Regra 60 -30 – 10

 É considerada um verdadeiro manual de instruções para os iniciantes no mundo da decoração. Funciona da seguinte maneira: você relaciona as cores em proporções; a cor dominante escolhida ocupa 60% do recinto (recomenda-se que a cor dominante será em tom neutro), a cor secundária ocupa 30% do layout e os 10% restante são reservados para uma cor vibrante.

Na prática, a cor dominante ocupa as paredes, a secundária colore os detalhes intermediários como estofados, cortinas e tapetes, e os pequenos acessórios como enfeites de mesa central e bancadas recebem a proporção correspondente à cor mais viva.

2 – Círculo cromático

é outra ferramenta utilizada na decoração, em especial por arquitetos e designers de interiores. Nesse instrumento as cores são divididas em 12 partes – é composto pelas três cores primárias, três secundárias e três terciárias.

Cores componentes

Primárias:  Amarelo, azul e vermelho;
Secundárias: combinação de duas cores do grupo primário;
Terciárias: combinação de cores primárias e cores secundárias.

Por meio dessa ferramenta é possível visualizar quais as composições mais harmoniosas e que atendem com mais efetividade a ideia do projeto.

3 – Leis de Harmonização

Funcionam como uma complementação ao círculo cromático. Engloba os grupos: cores complementares, cores análogas e cores complementares decompostas.

A melhor cor para cada tipo de ambiente e decoração

Complementares: apresentam contraste acentuado entre si e ocupam lugares opostos no círculo cromático. Exemplo: azul e amarelo, verde e vermelho. Opção indicada quando o objetivo é criar um ambiente descontraído, com aura criativa e enérgica.

A melhor cor para cada tipo de ambiente e decoração

Análogas: cores que são vizinhas no círculo cromático, como preto, grafite e o cinza. Essa opção oferece um jogo de cores ao recinto, diferentes tons e variações de um grupo seleto de cores. Se a escolha for por um grupo de cores frias, o ambiente fica sofisticado e inspira seriedade. Já o grupo de tons quentes, suscita informalidade e naturalidade.

Decompostas: é a combinação de cores também conhecida como tríade, são utilizadas cores localizadas em pontos distantes do círculo, cores que formam um triângulo. Exemplo: azul, amarelo e vermelho. É indicada quando o objetivo é criar um ambiente com alto contraste de cores, mas afinado.

Curiosidade: A lei de harmonização é utilizada por profissionais de diversas áreas. Arquitetura, decoração de interiores, artes plásticas, design, visagismo, coloração pessoal e consultoria de moda e estilo são alguns exemplos.

4 – A melhor cor para cada tipo de ambiente e decoração – Significado das cores

É outra técnica que traz auxílio para quem quer acertar ao decorar ambientes coloridos. As cores podem estar associadas à estímulos de energia e às percepções que o visitante tem do espaço, essa relação terapêutica pode estimular diferentes sentidos dependendo do tom empregado.

Amarelo: está associado à luz solar, contribui para a vivacidade do ambiente, incita a comunicação e, curiosamente, estimula o apetite – não à toa é utilizado em marcas como McDonalds e Burger King. Altamente recomendado para áreas de lazer e de estudos. Em tons fortes pode trazer desconforto visual quando utilizado em áreas externas.

Azul: frequentemente relacionado ao elemento água, incita à tranquilidade e meditação, indicado para ambientes que queiram transmitir calma e privacidade, por exemplo, spas e dormitórios. Utilizado em excesso pode provocar desânimo e sono.

Vermelho: remete à energia, excitação, agressividade, ao apetite e traz estímulos ao campo afetivo. É uma cor considerada versátil, seu uso é indicado tanto para espaços e objetos relacionados à alimentação (cor característica da empresa Ifood), como para espaços mais privativos como sala de estar e suíte principal. Em excesso pode contribuir para a agitação, nervosismo e impaciência.

Branco: cor símbolo da paz, calma e limpeza. Cor mais indicada para ambientes que buscam trazer impessoalidade e formalidade – escritórios, espaços hospitalares e estéticos. O uso do branco exige cuidado porque em excesso pode favorecer à monotonia e falta de criatividade.

Preto: relacionado a ambientes sofisticados, minimalistas e elegantes. Indicado para ambientes que serão o foco da decoração pois chama muita atenção visual, deixa o ambiente extremamente requintado quando combinado com dourado ou branco. É altamente versátil e pode ser utilizado em diversos ambientes: sala, cozinha, quartos e banheiros. Em excesso pode associar-se à tristeza e angústia.

 Para saber mais: Indicações bibliográficas sobre a utilização das cores

  • Psicologia das cores: como as cores afetam a razão e a emoção – Eva Heller;
  • Cores na decoração: Combinações inspiradoras para design de interiores – Anna Starmer;
  • Cores em casa: Guia prático para decorar e harmonizar ambientes – Alice Westgate;
  • A cor como material e recurso visual – Peter Boerboom e Tim Proetel;
  • Cromoterapia. O segredo das cores – Valcapelli.
©2021 Sol Decor - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Preciso Web