É muito importante saber quais são as principais tendências de decoração do momento, não é mesmo?
Nesse artigo você vai encontrar:
Nunca passamos tanto tempo em casa. Nos últimos meses, nossos momentos em domicílio deixaram de ser unicamente de lazer e descanso, nosso lar passou também a ser o palco para reuniões profissionais, debates acadêmicos, exercícios físicos e, ainda mais, o centro de convivência familiar. Esse contexto é determinante para as novas diretrizes e tendências da área de decoração. E como não poderia deixar de ser, as palavras de ordem do momento são: conforto, praticidade e mobiliário multiuso.
De acordo com pesquisas realizadas pelo setor moveleiro, as predileções em 2021 são por objetos com cores vibrantes e fabricados com materiais naturais e sustentáveis.
Conforto: uma das principais tendências de decoração do momento é trazer o conforto para o ambiente residencial. Utilizar tecidos naturais como o linho e algodão são opções para ornamentar o estofamento e cadeiras. Utilizar luminárias de piso, além de elegante, traz um ar mais intimista e, consequentemente, mais acolhedor ao ambiente.
Iluminação: em função da pandemia, todas as atividades do cotidiano passaram a ser executadas em casa, e para facilitar o desenvolvimento das tarefas, uma boa iluminação é fundamental – principalmente para as famílias compostas por crianças e idosos. Vale a pena analisar se a incidência de luz em ambientes privativos de idosos e na área de estudos para os mais jovens está adequada. As luminárias com traçado reto e com inspirações geométricas são apostas certeiras para trazer funcionalidade e estilo ao ambiente.
Circulação facilitada entre os ambientes: ambientes com muitos adereços, plantas com muita folhagem, número excessivo de vasos e tapeçaria e móveis pontiagudos foram deixados de lado. O recomendável é apostar em ambientes clean, sem acúmulo físico e visual. Esta atual tendência de “menos é mais” visa facilitar a manutenção do local e promover a mobilidade mais ágil dos moradores.
O vintage veio com tudo, não só nas roupas, mas principalmente na decoração. É a hora de colocar em destaque aquela mobília que está na família há gerações, aquele acessório que tem um valor sentimental para você e apostar em estampas 60’, 70’ e 80’ para as almofadas e papel de parede. Vale ressaltar que o vintage tem como características o uso de materiais de alta qualidade e a autenticidade já que foge da produção sazonal oferecida pelas ditas fast-fashion – o vintage é feito para durar. Outra dica é apostar em um estofado ou poltrona com pegada retrô.
O isolamento social trouxe a necessidade de proximidade com a natureza, justamente por isso, fibras como o sisal e bambu conquistaram seu lugar ao sol. O uso da madeira (principalmente em pisos e móveis) também se tornou protagonista porque é um elemento neutro e combina facilmente com diversas cores.
Traz um ar contemporâneo para o ambiente e pode ser empregado em móveis e acabamentos. É a base decorativa para projetos com influência industrial que visam versatilidade e resistência.
Principais tendências de decoração nas cores: a tendência é ousar na coloração das paredes. Para quem acredita que pintar um cômodo inteiro de uma cor vibrante ficaria exagerado, a opção é deixar apenas uma parede em destaque. A Pantone divulgou que as cores do ano são o amarelo e o cinza – a dupla atende a todos os gostos, daqueles que se sentem mais à vontade com tonalidades intensas e aos que optam por tom neutro.
Tornar a varanda um novo cômodo: avistar varandas fechadas é cada vez mais comum desde 2020 e é uma das principais tendências de decoração no momento. Antes considerado um espaço que atendia unicamente a necessidade de receber amigos, hoje em dia virou um cômodo extra da residência. A varanda fechada ao ser integrada à parte interna pode ser aproveitada como escritório, área de recreação e exercícios ou até mesmo um escritório.